ISSN:2238-6408 (online)
Mariana de Mattos Rubiano - UNIFESP

Resumo: O objetivo deste artigo consiste em discutir a concepção de representação no pensamento de Hannah Arendt. Em uma primeira leitura de Sobre a Revolução, a autora parece rejeitar qualquer concepção de representação. Sua definição de liberdade como ser participante do governo dificilmente pode ser conciliada com a divisão funcional entre representantes e representados. Além disso, Arendt critica duas concepções de representação: a noção de que os representantes devem agir de acordo com seu juízo e não devem ser dependentes de seus eleitores; e a noção de que os representantes devem seguir as instruções do povo, isto é, devem atuar como meninos de recado ou advogados que representam os interesses dos eleitores. Levando isso em consideração, Arendt parece ser crítica do princípio representativo. Contudo, encontramos em Sobre a Revolução dois momentos em que ela elogia instâncias representativas: quando ela trata da criação do Senado na América do Norte e do aparecimento dos conselhos nas Revoluções Russa e Húngara. A partir dessas experiências revolucionárias a autora formula uma outra concepção de representação que associa o debate e a ação em órgãos populares locais com o debate em instâncias representativas.

 

Palavras-chave: Hannah Arendt; Representação; Ação; Participação; Revolução

 

Abstract: The aim of this article is discussing the conception of representation in Hannah Arendt’s thought. At a first reading of On Revolution the author seems to reject any conception of representation. Her definition of freedom as being a participator in a government can hardly be conciliated with the functional division between repesentatives and representeds. Moreover, Arendt criticizes both conception of representation: the notion which the representatives should act according their own judgment and should not be dependent on their voter; and the notion which the representatives should follow the people’s instructions, namely, they should act as messenger boys or lawyers who represent the voters interests. Considering this, Arendt seems to criticize the representative principle. Although, we found in On Revolution two occasions in which she praises representative institutions: when she analyzes the creation of the Senate during the North-American Revolution and the emergence of councils during the Russian an Hungarian Revolutions. From these revolutionaries experiences the author elaborates another conception of representation which relates debate and action inside local popular organs with the debate inside representative institutions.

 

Keywords: Hannah Arendt; Representation; Action; Participation