ISSN:2238-6408 (online)
Tiago Viotto da Silva - UNESP / Ana Clara Magalhães Cunha - UNESP

Resumo:O objetivo deste ensaio é problematizar a concepção de adolescência entendida enquanto um momento de crise. Para tanto, desenvolvemos um diálogo com o pensamento de Michel Foucault a partir de duas vias: de início,buscamos apresentar, a partir de seus escritos, duas formas possíveis de se pensar o problema do humano: o metafísico, interessado em questionar aquilo que o homem é, e o pragmático, ocupado com o problema acerca daquilo que o homem pode e deve fazer de si.Essadistinçãoconduz à hipótese de que é possível visualizar uma forte predominância de uma perspectiva essencialista junto aos saberes que produzem a adolescência em nossa atualidade. Para sustentá-la, abrimos outro vaso comunicante com os escritos de Foucault, este, porém, de cunho metodológico. Nesse sentido, nos voltamos a um conjunto de fontes advindas do campo dos saberes psipara diagnosticar a fabricação recente e descontínua da concepção de adolescência entendida enquanto um período de crise e seu vínculo com uma forma específica de compreensão do desenvolvimento humano.

 

 

Palavras-chave:Michel Foucault, antropologia, desenvolvimento humano, adolescência.

 

 

Abstract: The porpuse of this essay is to problematize the Idea of adolescence unders tood as a moment of crisis. To this end we approached Michel Foucault’s thought in two ways. First, we presented two possible ways of thinking about the human problem in his writings: the metaphysical, which questions what manis, and the pragmatical, which is engaged with the problem of what man can and should make of himself. Such a distinction conductsus to the hypothesis that a strong essentialist perspective can be seen to predominate among the knowledges that currently produce adolescence. To support this hypothesis we approach Foucault’s writings from another front, a methodological one. We selected sources concering the psy field of knowledge to diagnose the recent and discontinuousmakingofadolescence, understood as a period of crisis, and its link age to a specific mode of comprehension of human development.

 

 

Keywords: Michel Foucault, anthropology, humandevelopment, adolescence.