ISSN:2238-6408 (online)
Raphael Douglas Monteiro Tenório Filho - UFPE

RESUMO: As “pequenas esquerdas” de outrora explodiram com toda a força nas últimas décadas. Somos testemunhas de um tempo que nos dá fortes sinais de mudanças e de críticos movimentos tectônicos nas inflexíveis placas sociais. Todo discurso carrega em si um fundamento. Questionamos aqui, contando com o auxílio de alguns críticos contemporâneos, se é a Ética da Alteridade um dos panos de fundo do atual discurso do respeito à diferença. Emmanuel Lévinas, pensador Lituano, de cultura judaica e de língua francesa, tem sido alvo de uma série de julgamentos por ser uma possível matriz do discurso moral que vem alavancando e dando voz aos grupos sociais que em tempos recentes se encontravam em completo silêncio, amordaçados por discursos sufocantemente dominantes. É Lévinas um dos operários contemporâneos que trabalham no edifício da tolerância multiculturalista? Qual o problema no conceito de tolerância? É possível defender a intolerância? Na ética da responsabilidade pelo outro, não se está ofuscando monstruosidade do próximo?
PALAVRAS-CHAVE: Lévinas, Alteridade, Multiculturalismo, Tolerância.
ABSTRACT: The last decades witnessed the blast of small left-wing political groups. We are spectators to a time that gives strong and critical signs of change of the often inflexible social order. Every speech has within itself a foundation. Thus, the present work applies contemporary criticism in order to inquire whether the Ethics of Alterity is at the core of nowadays discourse regarding difference. The Lithuanian-born, French Jewish philosopher Emmanuel Lévinas has been the target of numerous judgements that establish him as a possible origin of a moral reasoning that gave voice to many social groups that, until recently, remained completely silent and intimidated by dominant speech. Could Lévinas be considered as one of the architects of today’s multiculturalism? What’s the problem with the notion of tolerance? Is it possible to defend intolerance? Wouldn’t such ethics of responsibility for the other be dismissing the other’s own monstrosity?
KEYWORDS: Lévinas, Alterity, Multiculturalism, Tolerance.