ISSN:2238-6408 (online)
Miguel Á. Granada - UNIVERSIDADE DE BARCELONA / TRADUTORES: Ideusa Celestino Lopes- UVA e Sérgio Ricardo Schultz - UVA

Resumo: No universo eterno de Giordano Bruno, os mundos particulares e a Terra também são permanentes. A eternidade a parte ante da Terra, tese na qual Bruno coincide com Aristóteles e se opõe à tradição cristã, é defendida pelo filósofo nolano através de uma crítica da cronologia bíblica e do monogenismo adâmico e também de uma teoria natural e local dos dilúvios. No entanto, restava o problema de explicar a limitada memória histórica da humanidade. Em A Ceia de Cinzas, diálogo V, Bruno se apoia na conhecida passagem aristotélica (Meteorologia, I, 14) sobre as mudanças vicissitudinais que ocorrem na superfície terrestre. Mostramos que Bruno amplia a explicação aristotélica assumindo outros fatores da perda da memória histórica postos em destaque por Averróis em seu comentário da passagem aristotélica: a causa natural dos dilúvios e a causa humana das “mudanças de línguas e escrituras”. Esta passagem de Averróis poderia ser, por sua vez, a fonte do “effetto dela oblivione dele cose” que procura explicar Maquiavel em Discorsi, II, 5.

 

Palavras-chave: Giordano Bruno, eternidade do mundo, Aristóteles, memória, dilúvios, mudanças nas linguagens e escrituras, Maquiavel.

 

Abstract: In the everlasting universe of Giordano Bruno, the particular worlds and the Earth are also eternal. Bruno argues for the eternity a parte ante of the Earth — a doctrine which he shares with Aristotle, contrary to the Christian tradition — by way of a criticism os biblical chronology and Adamic monogenismo, together with a natural and regionally limited explanation of floods. There remained, however, the issue of the limited historical memory of mankind. In the fifth dialogue of Ash Wednesday Supper, Bruno adduces the well-known Aristotelian passage (Meteorology, I, 14) concerning the periodical changes occurring on the face os the Earth. We show that Bruno enlarges the Aristotelian explanation by assuming other causes for the loss os historical memory which were advanced by Averroës in his commentary on this Aristotelian passage: the natural cause of floods and the human cause of the «changes in languages and writings.» This Averroistic passage could also be the source of the «effetto della oblivione delle cose» which machiavelli tries to explain in Discorsi, II,

 

Keywords: Giordano Bruno, eternity of the world, Aristotle, floods, changes in languages and writings, Macgiavelli.