ISSN:2238-6408 (online)
Antônio Madalena Genz - IFSUL

 

 

Resumo: O presente ensaio se propõe como parte de um trabalho que procura relacionar o Livro da Alma e os relatos visionários de Avicena, ressaltando uma teoria integral da alma que, no caso da alma humana, inclui os textos classificados como relatos visionários. O objetivo é ressaltar a teoria integral da alma tal como formulada por Avicena, contrastando assim com as abordagens que, de certa forma tem sua origem em Descartes e sua redução do espírito a uma dimensão antropomórfica.  Se os relatos apresentam aquilo que se denomina de pedagogia angélica, pode-se dizer que o Livro da alma apresenta uma pedagogia da nossa relação com o mundo natural, através do princípio de que a vida pertence a todos, plantas, animais e homens. Disso emerge uma concepção de uma Grande Cadeia do Ser, onde a consciência é vista como um princípio dinâmico, o que proporciona um poder explicativo da realidade, tal como apresentado por Avicena. Procura-se também mostrar o quanto abordagens materialistas entram em crise ao tentar explicar tanto a natureza quanto o fenômeno da consciência a partir de aspectos apenas materiais.

 

Palavras chave: Avicena, alma, pedagogia, integral, teoria

 

Abstract:This essay is proposed as part of a work that tries to relate the Book of the Soul and the visionary naratives of Avicenna, emphasizing an integral theory of the soul that, in the case of the human soul, includes the texts classified as visionary. The objective is to emphasize the integral theory of the soul as formulated by Avicenna, thus contrasting with the approaches that somehow have their origin in Descartes and its reduction of the spirit to an anthropomorphic dimension. If the narratives  show what is called angelic pedagogy, it can be said that the Book of the soul presents a pedagogy of our relationship with the natural world, through the principle that life belongs to all, plants, animals and men. From this emerges a conception of a Great Chain of Being, where consciousness is seen as a dynamic principle, which provides an explanatory power of reality, as presented by Avicenna. It also seeks to show how much materialistic approaches go into crisis when trying to explain both the nature and the phenomenon of consciousness from only material aspects.

 

Keywords: Avicenna, soul, pedagogy, integral, theory