ISSN:2238-6408 (online)
Victor Machado Barcellos -UFRJ / Sérgio Farias de Souza Filho - UFRJ / Roberto Horácio de Sá Pereira - UFRJ

Resumo: O objetivo deste artigo é avaliar o naturalismo biológico à luz do debate adaptacionista. Como é notório, Searle busca fundamentar explicitamente a sua teoria da mente nas ciências biológicas. Entretanto, a biologia evolutiva recebe pouco destaque no interior de sua obra, o que resulta em importantes confusões teóricas quanto ao adaptacionismo. Neste artigo, defenderemos duas teses no que concerne ao tratamento de Searle da consciência no contexto do debate adaptacionista. Primeiro, a crítica de Searle ao adaptacionismo se aplica tão somente à sua versão ingênua, não tocando nenhuma das suas versões mais sofisticadas, especialmente o adaptacionismo empírico. Segundo, a despeito da sua crítica, Searle acaba por endossar o adaptacionismo empírico quanto à consciência. Todavia, a fundamentação empírica de Searle para sua tese do poder discriminatório como a vantagem evolutiva da consciência enfrenta um sério problema de generalização para animais não humanos.

 

Palavras-chave: John Searle; Consciência; Naturalismo biológico; Adaptacionismo; Biologia evolutiva.

 

Abstract: The goal of this paper is to assess biological naturalism in light of the adaptationist debate. Searle is famous for explicitly pursuing a biological foundation for his theory of consciousness. However, evolutionary biology receives little attention in his work, which results in crucial theoretical confusions over adaptationism. In this paper, we will propose two theses concerning Searle’s approach to consciousness in the context of the adaptationist debate. First, Searle’s attack on adaptationism only applies to its naive version, failing to touch any of the more sophisticated versions of adaptationism, especially the empirical one. Second, despite his attack, in the end Searle embraces empirical adaptationism about consciousness. Howsoever, Searle’s empirical foundation for his thesis that the evolutionary advantage of consciousness lies in a greater power of discrimination faces a serious problem of generalization regarding non-human animals.

 

Keywords: John Searle; Consciousness; Biological naturalism; Adaptationism; Evolutionary biology.