ISSN:2238-6408 (online)
Francisca Galiléia Pereira da Silva - UFC

 

Resumo: Assim como ocorreu entre os herdeiros da escola de Alexandria, o pensamento filosófico de Abū Nāṣr al-Fārābī (870-950) é marcado por uma forte influência das teses aristotélicas. Entretanto, não se trata, somente, de uma leitura puramente aristotélica, mas de um aristotelismo neoplatonizado, algo que conduz ao questionamento de quão profundo foi o conhecimento que al-Fārābī tinha do Primeiro Mestre. Neste sentido, o presente artigo se destina a desenvolver um estudo sobre a leitura farabiana dos escritos lógicos aristotélicos, de como se deu o contato, a leitura e qual papel a lógica aristotélica ocupa no interior do pensamento filosófico farabiano. Salienta-se, em primeiro lugar, quais textos aristotélicos que versam sobre a lógica foram os que mais serviram como ferramenta de fundamentação das escrituras sagradas, cristãs ou muçulmanas, no oriente arabizado. E, em segundo lugar, que o Segundo Mestre (assim chamado em referência a Aristóteles) foi considerado como a grande referência nos estudos da lógica aristotélica entre os árabes. Para tanto, serão elencados os escritos lógicos do Estagirita que são referenciados nos textos de al-Fārābī – em especial nos que pautam a lógica de Aristóteles.

 

Palavras-chaves: Al-Fārābī; Aristóteles; Lógica; Neoplatonismo; Filosofia Árabe.

 

Abstract: As it happened among the heirs of the school of Alexandria, the philosophical thought of Abū Nāṣr al-Fārābī (870-950) has a strong influence of Aristotelian theses. However, it is not a purely Aristotelian reading, but a Neoplatonized Aristotelianism, which leads to the questioning of how deep was al-Fārābī’s knowledge of the First Master. So, this paper aims to develop a study on the Farabian reading of Aristotelian logical writings, how contact was made and wich role Aristotelian logic occupies within Farabian philosophical thought. It should be noted, firstly, that Aristotelian texts about logic served as a tool to the fundamentation of the sacred scriptures, Christian or Muslim, in the Arabized East. And, secondly, that the Second Master (so named in reference to Aristotle) ​​was regarded as the great reference in the studies of Aristotelian logic among the Arabs. Therefore, the Aristótle’s logical writings which are referenced in the texts of al-Fārābī will be listed.

 

Keywords: Al-Fārāb; Aristotle; Logic; Neoplatonism; Arabic Philosophy.