ISSN:2238-6408 (online)
Dorgival Gonçalves Fernandes - UFCG

Resumo: Este artigo tem por objetivo tecer considerações sobre o processo de apreensão, compreensão e reverberações do pensamento do filósofo Michel Foucault na educação escolar brasileira. O estudo se constitui a partir de pesquisa bibliográfica e se fundamenta, principalmente, em estudiosos da filosofia da educação, a exemplo de Moacir Gadotti, Cipriano Carlos Luckesi, Paulo Ghiraldelli Junior, Silvio Gallo, Pedro Pagni e Julio Groppa Aquino. Na nossa compreensão, o pensamento foucaultiano reverbera na educação escolar de modo bastante centrado no livro Vigiar e Punir. As reverberações de tal pensamento são empreendidas a partir de quatro direções: negação, refutação, diagnóstica e proposição. No caso das duas primeiras direções, o pensamento de Foucault parece ser ignorado e refutado, posto o filósofo ser identificado como crítico e contrário à disciplina escolar. As direções denominadas como diagnóstica e propositiva se assentam na universidade, principalmente nas pesquisas sobre a escola e a educação nos cursos de pós-graduação stricto sensu, tomando por referências os volumes da História da sexualidade e os cursos ministrados pelo filósofo no Collège de France.

 

Palavras-chave: Escola. Disciplinas. Estéticas da existência. Pensamento foucaultiano.

 

Abstract: This article aims to make considerations about the process of apprehension, understanding and reverberations of the philosopher Michel Foucault’s thought in Brazilian school education. The study is based on bibliographic research and is based mainly on scholars of the philosophy of education, such as Moacir Gadotti, Cipriano Carlos Luckesi, Paulo Ghiraldelli Junior, Silvio Gallo, Pedro Pagni and Julio Groppa Aquino. In our understanding, Foucault’s thinking reverberates in school education in a very focused way in the book Vigiar e Punir. The reverberations of such thinking are undertaken from four directions: denial, refutation, diagnosis and proposition. In the case of the first two directions, Foucault’s thought seems to be ignored and refuted, since the philosopher is identified as critical and contrary to school discipline. The directions called diagnostic and purposeful are based on the university, mainly in research on school and education in stricto sensu graduate courses which, taking as reference the volumes of the History of sexuality and the courses taught by the philosopher at the Collège de France.

 

Keywords: School. Disciplines, Aesthetics of existence, Foucauldian thinking.