ISSN:2238-6408 (online)
Francisco Jozivan Guedes de Lima - UFPI / Rosalvo Nobre Carneiro - UERN

 

 Resumo: As diversas teorias de Jürgen Habermas encontram recepção na educação no Brasil configurando-se, ainda que de modo relativamente tímido, em contextos de formação e práticas docentes. Neste sentido, objetiva-se contribuir com uma proposta de Didática do Agir Comunicativo para a Geografia e a Filosofia mediante pressupostos pragmáticos do agir comunicativo para a sala de aula. Na ética do discurso de Habermas, a linguagem é posta como medium de entendimento em torno da verdade como consenso. A pragmática universal ou as condições universais do entendimento possível se fundamenta em regras precípuas da publicidade e inclusão, igualdade de comunicação, sinceridade e não-coação.  Pressupostos pragmáticos do agir comunicativo para a sala de aula são incorporados numa práxis docente para nortear as Didáticas específicas da Filosofia e da Geografia em torno do desenvolvimento ético dos sujeitos da educação. Ressalvadas as especificidades, a Didática do agir comunicativo não parte de conteúdos dos campos disciplinares, tais como ética ou ética territorial, mas de regras da aprendizagem ético-discursiva, e, deste modo, pode ser compartilhada tanto pela Geografia quanto pela Filosofia, tanto para a formação docente quanto para a prática escolar.

 

Palavras-chave: Ética do Discurso; Didática; Linguagem; formação docente; aprendizagem discursiva.

 

Abstract:Many Jürgen Habermas’s theories find reception in education in Brazil, configuring themselves, albeit relatively timidly, in contexts of training and teaching practices. Thus, the article’s aim is to contribute with a proposal of Didactics of Communicative Action for Geography and Philosophy through pragmatic considerations of communicative action for the didactics. In Habermas’s discourse ethics, language is placed as a medium of understanding around truth as consensus. Universal pragmatics or the universal conditions of possible understanding are based on fundamental rules of publicity and inclusion, equal communication, sincerity, and non-coercion. Pragmatic assumptions of communicative action for the classroom are incorporated into a teaching praxis to guide the specific Didactics of Philosophy and Geography around the ethical development of the subjects of education. Except for the specificities, the Didactics of communicative action does not start from contents of the disciplinary fields, such as ethics or territorial ethics, but from the rules of ethical-discursive learning, and, in this way, it can be shared by both Geography and Philosophy, both for teacher training and for school practice.

 

Keywords: Discourse Ethics; Didactics; Language; teacher training; discursive learning.