Resumo: Este artigo tem como ponto de partida uma análise teórica sobre as possibilidades de como as vivências pedagógicas, propostas na contemporaneidade, alcançam, ou não, sua implementação na educação, em união a um olhar dirigido sobre as relações de poder no espaço escolar, como facilitadoras das práticas pedagógicas. Partirá de pressupostos, ideias e da análise de experiências concretas entre aquilo que se entende como necessidade de mudança para a educação e as resistências que se encontram para efetivação dessas transformações. Apresentará uma discussão sobre a necessidade da execução de novos debates, da colocação de novos saberes e novas práticas, que girem em torno de uma educação voltada para a participação e autonomia dos alunos/as, favorecendo a autonomia do professor e possibilitando a mediação relacional entre o espaço-escola e o espaço-social.
Palavras chave: Multiculturalismo. Práticas pedagógicas. Valores. Poder. Autonomia.
Abstract: This article takes as its point of departure a theoretical analysis on the possibilities of how educational experiences, in contemporary proposals, reach, or not, their implementation in education, in marriage to a gaze on the power relationships within the school, as facilitators pedagogical practices. Depart from assumptions, ideas and analysis of concrete experiences between what is understood as the need for change in education and resistors that are effective for these transformations. Present a discussion on the need for implementation of new debates, the placement of new knowledge and new practices that revolve around an education for autonomy and participation of students / as, encouraging teacher autonomy and enabling mediation between relational space-and space-school social.
Keywords: Power. Multiculturalism. Technology. Values. Relationships.