Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar uma pontual discussão entre J. R. Searle e D. M. Armstrong acerca das concepções de Searle sobre percepção e causalidade em Intentionality (1983). Apesar de existir alguns pontos em comum nas perspectivas de Searle e Armstrong, o cerne da discussão se constitui a partir do tipo de realismo direto defendido por Searle e do modo como ele relaciona a intencionalidade com a percepção e a causalidade. Grosso modo, podemos afirmar que a distinção entre a perspectiva de Searle e Armstrong se encontra em seus pontos de partida. Enquanto que Searle pode ser tomado como um internalista no que concerne ao caráter intencional da percepção, Armstrong é um externalista e reducionista. A partir da crítica de Armstrong ao realismo direto de Searle, desenvolvo algumas considerações em torno da uma breve e controversa passagem na qual Searle se compromete com a ideia de que apesar de sermos uma dentre tantas versões cognitivas na natureza, ainda assim percebemos as coisas diretamente.
Palavras-chave: Percepção; Causalidade; Intencionalidade; Realismo direto.
Abstract: This paper aims to present a punctual discussion between J. R. Searle and D. M. Armstrong on Searle’s conceptions of perception and causality in Intentionality (1983). Although there are similarities in the perspectives of Searle and Armstrong, the kernel of the discussion is based on the type of direct realism endorsed by Searle and the way he relates intentionality with perception and causality. Roughly speaking, we can say that the distinction between Searle and Armstrong’s perspective is at their starting points. While Searle can be taken as an internalist about the intentional character of perception, Armstrong is an externalist and reductionist. From Armstrong’s criticism of Searle’s direct realism, I develop some considerations around a brief and controversial passage in which Searle commits to the idea that although we are one of many cognitive versions in nature, we still perceive things directly.
Keywords: Perception; Causality; Intentionality; Direct realism.