Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar um exame de inspiração fenomenológica da Lógica da Filosofia de Eric Weil, com foco em sua relevância e implicações para o pensamento contemporâneo. O ponto central dessa investigação são dois conceitos-chave introduzidos por Weil: “atitude” e “sentido”, que são considerados essenciais para compreender o potencial de sua Lógica. O estudo postula que o próprio ato de pensar está inerentemente entrelaçado com a atitude. O desafio está em demonstrar como o conceito de atitude, inicialmente situado em um contexto psicológico, pode adquirir um novo status transcendental, explicado como “afetividade transcendental” e caracterizado por uma “pluralidade razoável”. Assim, o conceito recém-estabelecido de atitude nos ajuda a redescobrir o papel de várias atitudes nas análises fenomenológicas. Além disso, o artigo argumenta que o sentido almejado por esses atos de pensamento ultrapassa a mera forma lógica, referindo-se, em vez disso, a um Urphänomen ou fenômeno fundamental. Com foco nas categorias iniciais e finais da Lógica de Weil, isso levanta o desafio interpretativo de elucidar como esse fenômeno pré-lógico pode ser apreendido experiencialmente. Essa interpretação explora como a experiência pura do pensamento se transforma em discurso filosófico por meio de uma “arqui-retomada”, ou seja, a reflexão da verdade no espaço do significado, e enfatiza a importância da facticidade do sentido e seu papel proto-ontológico. Essa análise leva a uma perspectiva metafísica denominada “correlacionismo frágil”, que reconhece a possibilidade de falha na elaboração discursiva do sentido.
Palavras-chave: Atitude. Discurso. Fenômeno fundamental. Sentido. Afetividade transcendental.
Abstract: This paper aims to present a phenomenologically inspired examination of Eric Weil’s Logic of Philosophy, focusing on its relevance and implications for contemporary thought. Central to this inquiry are two key concepts introduced by Weil: “attitude” and “sense”, which are considered essential for grasping the potential of his Logic. The study posits that the act of thinking itself is inherently intertwined with attitude. The challenge lies in demonstrating how the concept of attitude, initially situated within a psychological context, can acquire a new, transcendental status, explicated as “transcendental affectivity” and characterized by “reasonable plurality”. Thus, the newly established concept of attitude helps us rediscover the role of various attitudes for phenomenological analyses. Additionally, the paper argues that the sense aimed at by these acts of thinking surpasses mere logical form, referring instead to an Urphänomen or foundational phenomenon. With a focus on the initial and final categories of Weil’s Logic, this raises the interpretative challenge of elucidating how such a prelogical phenomenon can be experientially apprehended. This interpretation explores how the pure experience of thinking transforms into philosophical discourse through an “archi-reprise”, namely the reflection of truth within the space of meaning, and emphasizes the importance of the facticity of sense and its proto-ontological role. This analysis leads to a metaphysical perspective termed “fragile correlationism”, which acknowledges the possibility of failure in the discursive elaboration of sense.
Keywords: Attitude. Discourse. Foundational Phenomenon. Sense. Transcendental Affectivity.