Resumo: O problema filosófico que é tratado neste trabalho pode ser enunciado do seguinte modo: por que, para Espinosa, tudo que há em sua ontologia é presença da substância, seus atributos e modos? A partir disso o seguinte objetivo é expresso: mostrar que as três instâncias que constituem a ontologia spinoziana são substância, atributos e modos, demonstrando que o sistema ontológico do autor atua em sua plenitude apenas por meio da articulação dada entre estes três conceitos. Tal articulação é expressa da seguinte forma: os modos [particularmente os humanos] são em si intensidades finitas bipartidas [corpo/mente] de dois dos atributos [pensamento/extensão] que pertencem à Substância. Consequentemente aponta-se para a visualização do movimento processual do sistema do autor. Para tanto, seleciona-se aqui como delimitação metodológica as definições e axiomas da primeira parte da Ética, as quais necessitam do contínuo suporte de algumas proposições, demonstrações, corolários e escólios que estão dispostos na mesma parte da obra citada. Utiliza-se também de algumas definições, axiomas, proposições e demonstrações da segunda parte da obra, as quais para este trabalho são imprescindíveis.
Palavras-chave: Spinoza; metafísica; substância; atributos; modos;
Abstract:The philosofical problem which is treated in this paper can be announced in the following way: why, for Spinoza, everything that there is in his ontology is the presence of the substance, attributes and modes? Thus, the following purpose is express: showing that the three instances which belong the spinozian ontology are substance, attributes and modes, demonstrating that the author’s ontologic system acts in its plenitude only by the articulation between these three concepts. Such a articulation is express in the following way: the modes [particulaly the human beings] are in themselves finit intensities divided [body/mind] of two of the attributes [extension/thought] that belong to the Substance. Consequently, it aims to the visualization of the procedual movement of the author’s system. Thus, here is selected as methodological delimitation the definitions, axioms of the first part from the Ethics, in which there is the necessity of the continuos suporte of the some propositions, demonstrations, corollaries and scholiums, that are placed in the same part of the cited book. It is used also some definitions, axioms, propositions and demonstrations from the second part of the book, which are paramount for this work.
Keywords: Spinoza; metaphysics; substance; attributes; modes;