Resumo: Este texto apresenta como tema o papel epistemológico do professor no ensino-aprendizagem a partir do pensamento arendtiano, cuja pergunta norteadora é: qual o papel epistemológico do professor no ensino-aprendizagem? Essa pergunta se dá no contexto pandêmico que impactou e alterou os modos com que os professores passaram a ensinar, de maneira geral, sem o contato presencial. A pergunta é feita com o objetivo de refletir sobre qual o significado do professor no ensino-aprendizagem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, calcada no pensamento de Hannah Arendt, em especial, a partir do texto A crise na Educação. Na construção do trabalho, apresentou-se em quais termos o vocábulo “epistemológico” é empregado, para, em seguida, passar à discussão da crise na educação conforme apresentada por Arendt, da importância da autoridade e da tradição para a transição para a vida adulta e participação da esfera pública. Desse modo, a função epistemológica do professor é de amparar os recém-chegados e ligar o passado ao futuro, possibilitando o milagre do novo, sem ditar o como agir no mundo.
Palavras-chave: Recém-chegados. Crise na educação. Autoridade. Tradição.
Abstract: The theme of this text is the epistemological role of the teacher in teaching-learning based on arendtian thought, whose guiding question is: what is the epistemological role of the teacher in teaching-learning? This question arises in the pandemic context that impacted and changed the ways in which teachers began to teach, in general, without face-to-face contact. The question is asked to reflect on what the teacher’s meaning in teaching-learning. Therefore, a bibliographical research was carried out, based on Hannah Arendt’s thought, in particular, from the text The crisis in Education. In the construction of the text, it was presented in which terms the word “epistemological” is used, to then move on to the discussion of the crisis in education as presented by Arendt; the importance of authority and tradition for the transition to adulthood and participation in the public sphere. Thus, the teacher’s epistemological function is to support and link the past to the future, enabling the miracle of the new, without dictating how to act in the world.
Key-words: Newcomers. Crisis in education. Authority. Tradition.