Resumo: John Searle oferece o naturalismo biológico (cf. a seção 3) como proposta de solução para o problema mente-corpo (cf. a seção 2). Entretanto, a despeito de seus ataques à filosofia cartesiana, Searle compartilha com Descartes a visão de que a consciência é essencial para a existência de fenômenos mentais (seção 4). A tese defendida no presente trabalho é que o apego ao ponto de vista de primeira pessoa e a correspondente restrição à experiência consciente leva Searle a um dualismo entre fenômenos ontologicamente subjetivos e objetivos, um dualismo muito semelhante ao dualismo entre o físico e o mental que ele pretende recusar.
Palavras-chave: Naturalismo biológico; Problema mente-corpo; Subjetividade; Inconsciente.
Abstract: John Searle offers biological naturalism (see section 3) as a proposal to the solution of the mind-body problem (see section 2). However, despite his attacks on Cartesian philosophy, Searle shares with Descartes the view of consciousness as essential for the existence of mental phenomena (section 4). The thesis held in the present paper is that the adhesion to the first-person point of view and the corresponding restriction to the conscious experience leads Searle to a dualism between ontologically subjective and objective phenomena, a dualism that is very similar to the one between the physical and the mental instances he wants to refuse.
Keywords: Biological naturalism; Mind-body problem; Subjectivity; Unconscious.