Resumo: Este texto visa apresentar as diferentes correntes que, nas escolas dos nossos tempos, levam a cabo, de modo explícito, a promoção de valores. Deseja-se, igualmente, que o leitor reflicta sobre aquele que reputamos ser o travejamento correcto da Deontologia Educacional. No fim desta intervenção debemos ser capazes de lidar de modo simultáneamente pessoal e crítico com os conceitos explicitados na comunicação. É muito importante comprender as relações entre a Moral e a Educação. Temos por adquirido que, nas sociedades tal como as conhecemos, o ser humano não se cumpre sem Educação. Assim, se a Educação visa fazer e ser mais do que adestramento, ela está ligada à Instrução –conceito que, historicamente, mereceu a preferência de muitos Pedagogos e Filósofos da Educação, reportando-se mesmo à formação dos povos. Esta proposta entra dentro do eixo: Ética e política na Educação. Pressupõe a presença, assumidamente reflexiva, de cada uma destas explicitações conceptuais: A educação é uma espécie de acção promotora e instauradora de valores; o modelo de clarificação dos valores; a educação para o desenvolvimento moral; o modelo integrado para a clarificação dos valores; a educação nas virtudes morais; a deontología diz respeito aos deveres, aplicados no estrito exercício de uma profissão; todos os agentes educativos –professores, pais, educandos, administradores da educação e políticos da educação, comunicação social e agentes culturais –devem estar submetidos ao crivo da Deontologia Educacional.
Palavras-chave: educação, virtudes morais, ética, Deontología Educacional, valores.
Resumen: Este texto pretende presentar las diferentes corrientes que, en las escuelas de nuestros tiempos, promueven explícitamente valores. También queremos que el lector reflexione sobre cuál consideramos que es el enfoque correcto de la Deontología Educativa. Al final de esta intervención debemos ser capaces de abordar de forma simultáneamente personal y crítica los conceptos explicados en la comunicación. Es muy importante comprender las relaciones entre Moral y Educación. Damos por sentado que, en las sociedades tal como las conocemos, los seres humanos no pueden realizarse sin Educación. Así, si la Educación pretende hacer y ser más que formar, está vinculada a la Instrucción – concepto que, históricamente, mereció la preferencia de muchos Pedagogos y Filósofos de la Educación, refiriéndose incluso a la formación de los pueblos Esta propuesta se encuadra dentro del eje: Ética y política en la Educación. Supone la presencia, ciertamente reflexiva, de cada una de estas explicaciones conceptuales: la educación es un tipo de acción que promueve y establece valores; el modelo de clarificación de valores; educación para el desarrollo moral; el modelo integrado de clarificación de valores; educación en virtudes morales; la deontología se refiere a los deberes aplicados en el estricto ejercicio de una profesión; todos los agentes educativos –profesores, padres, estudiantes, administradores y políticos educativos, agentes de comunicación social y culturales– deben estar sujetos al escrutinio de la Deontología Educativa
Palabras clave: educación, virtudes morales, ética, Deontología Educativa, valores
Abstract: This paper aims to present the different currents that, in schools today, explicitly promote values. We also want the reader to reflect on what we consider to be the correct approach to Educational Deontology. At the end of this intervention we must be able to deal in a simultaneously personal and critical way with the concepts explained in the communication. It is very important to understand the relationships between Morals and Education. We take it for granted that, in societies as we know them, human beings cannot be fulfilled without Education. Thus, if Education aims to do and be more than training, it is linked to Instruction – a concept that, historically, deserved the preference of many Pedagogues and Philosophers of Education, even referring to the formation of peoples. This proposal falls within axis: Ethics and politics in Education. It presupposes the presence, admittedly reflexive, of each of these conceptual explanations: Education is a type of action that promotes and establishes values; the values clarification model; education for moral development; the integrated model for clarifying values; education in moral virtues; deontology concerns duties, applied in the strict exercise of a profession; all educational agents –teachers, parents, students, education administrators and education politicians, media and cultural agents – must be subjected to the scrutiny of Educational Deontology.
Keywords: education, moral virtues, ethics, Educational Deontology, values.