Resumo: Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre um dos problemas que inquietaram de tal forma o filósofo e educador brasileiro Paulo Freire que foi uma das razões que o levou a escrever uma de suas obras mais conhecidas: a Pedagogia do Oprimido. Este problema é o da desumanização dos indivíduos ocasionada pelas contradições sociais e, consequentemente, da necessidade de transformar essa realidade desumanizante para que os homens possam ir em busca de sua vocação ontológica: o ser mais. Além disso, a contraposição estabelecida por Freire entre Humanização versus Desumanização nos remete para a necessidade de refletir também sobre o papel da Educação neste processo e que possibilite a libertação dos seres humanos de sua condição de seres desumanizados. Ao falar de sua humanização e do “ser mais”, Freire reconhece o seu contrário: a desumanização, o “ser menos”. Mas só a primeira constitui a vocação ontológica dos seres humanos. A segunda é a distorção dessa vocação. E é nesse sentido que podemos dizer que a pedagogia freireana pode ser entendida como uma Pedagogia Humanista para o mundo atual.
Palavras-chaves: Ontologia, Pedagogia Humanista, “ser mais”.
Abstract: This article aims to reflect on one of the problems that disturbed so the philosopher and Brazilian educator Paulo Freire who was one of the reasons that led him to write one of his most famous works: Pedagogy of the Oppressed. This problem is the dehumanization of individuals caused by social contradictions and hence the need to transform this dehumanizing reality that men can go in search of their ontological vocation: to be more. Moreover, the contrast between Humanization established by Freire vs. Dehumanization leads us to the need to also reflect on the role of education in this process and that allows the liberation of human beings from their condition of being dehumanized. When speaking of his humanization and “to be more” Freire recognizes its opposite: the dehumanization, the “to be less”. But only the first is the ontological vocation of human beings. The second is the distortion of this vocation. And in that sense we can say that Freirean pedagogy can be understood as a Humanist Pedagogy for the world today.
Keywords: Ontology, Humanistic Education, “to be more”