ISSN:2238-6408 (online)
Jean Pierre Gomes Ferreira - UFC

Resumo: O objetivo deste estudo é analisar o dom, a dívida e o perdão na educação a partir do conceito de ensinamento de Emmanuel Levinas e sua crítica à maiêutica socrática. Em Totalidade e infinito, Levinas critica a maiêutica socrática por Sócrates apenas auxiliar como parteira seus interlocutores a chegarem ao conhecimento das Ideias, isto é, ao conhecimento daquilo que já sabem. Em contrapartida, Levinas defende um ensinamento no qual um mestre (Outrem) dá mais do que o eu possui ou pode ter a partir de si mesmo em seu conhecimento. A partir do ensinamento de Levinas podemos dizer que há um dilema na educação entre a fábrica e a prisão como modelos econômico e punitivo que produzem uma educação violenta, respectivamente, do eu em relação ao outro e do outro em relação ao eu, e que é preciso pensar um perdão na educação como uma ruptura tanto da violência econômica egoísta do eu em relação ao outro, bem como da violência totalitária do outro em relação ao eu.

 

Palavras-chave: educação, ensinamento, violência.

 

Abstract: The objective of this study is to analyze the gift, debt and forgiveness in education based on Emmanuel Levinas’ concept of teaching and his critique of Socratic maieutics. In Totality and Infinity, Levinas criticizes Socratic maieutics because Socrates merely assists his interlocutors as a midwife in reaching knowledge of Ideas, that is, knowledge of what they already know. In contrast, Levinas defends a teaching in which a master (Other) gives more than the self possesses or can have from itself in its knowledge. Based on Levinas’ teaching, we can say that there is a dilemma in education between the factory and the prison as economic and punitive models that produce a violent education, respectively, of the self in relation to the other and of the other in relation to the self, and that it is necessary to think of forgiveness in education as a rupture both from the selfish economic violence of the self in relation to the other, as well as from the totalitarian violence of the other in relation to the self.

 

Keywords: education, teaching, violence.