RESUMO: O Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas (LCH) na UFMA traz como novidade curricular principal o currículo norteado por competências e não por conteúdo, além de contar também com a interdisciplinariedade enquanto fundamento epistêmico-pedagógico do Curso de LCH. Tal cenário exige desafio(s) para o saber filosófico no tocante à interdisciplinariedade no interior do próprio Curso da LCH. Pretendo apresentar a ruptura paradigmática da Filosofia no interior da referida proposta interdisciplinar assim como o corolário dessa ruptura no contexto do Curso de LCH. Assim, o desafio fundamental situa-se na própria tarefa do saber filosófico nesse contexto supracitado. Tal construção pedagógica na LCH abre novo(s) horizonte(s) a Filosofia.
Palavras-Chave: Filosofia. Interdisciplinariedade. Razão Comunicativa.
ABSTRACT: The Degree Course Interdisciplinary in Humanities Knowledge (LCH) at UFMA brings a news scholar degree a curriculum guide by skills and not only by content and besides having also with the interdisciplinary while epistemic-pedagogic ground of the LCH. This framework requires challenge to the philosophical knowledge in relation at interdisciplinary of the LCH. I intend to present a paradigmatic break of the Philosophy and his corollary in the LCH. Thus, the challenge, first of all, lies at task of philosophical knowledge. Such pedagogical construction opens in new horizon to Philosophy.
Palavras-Chave: Philosophy. Interdisciplinary. Communicative Reason.