ISSN:2238-6408 (online)
Suzano de Aquino Guimarães - UFPE

Resumo: Cartas e comentários orais de aulas contribuem para compreensão do pensamento de filósofos(as). No caso de Hegel, que teve intensa atividade docente e epistolar, julgamos que o acesso à tais fontes é fundamental. Hegel foi professor e diretor de escola, professor e reitor de universidade e ocupou cargos de gestão para assuntos educacionais. Hegel declarou a intenção de escrever uma “pedagogia política” e afirmou que o Estado tinha o “dever absoluto” de garantir o direito à educação. Nesse sentido, numa perspectiva dialética, os objetivos deste texto são: a) comentar brevemente a prática docente de Hegel, notadamente no que diz respeito ao ensino de filosofia, b) relacionar tal prática com “observação e adendo” do § 153 da Filosofia do direito e c) apresentar, a partir da adaptação de uma experiência educativa chamada “carta filosófica”, sugestão didática para o ensino de filosofia.

 

Palavras-chave: Hegel. Filosofia do direito. Ensino de filosofia. Educação. Estado. Cidadania.

 

Abstract: Letters and oral comments from classes contribute to understand philosophers’ thinking. In case of Hegel, who had intense teaching and epistolary activity, we believe that access to such sources is fundamental. Hegel was a teacher and a director of school, professor and director of university, and held management positions for educational affairs. Hegel declared his intention to write a “political pedagogy” and asserted that the state had an “absolute duty” to guarantee the right to education. In this regard, from a dialectical perspective, the objectives of this text are: a) to briefly comment on Hegel’s teaching practice, notably with regard to the teaching of philosophy, b) to relate such practice to the “observation and addendum” of § 153 of the Philosophy of right and c) to present, from the adaptation of an educational experience called “philosophical letter”, didactic suggestion for the teaching of philosophy.

 

Keywords: Hegel. Philosophy of right. Teaching philosophy Education. State. Citizenship.