Resumo: O texto trata da especificidade dos “problemas filosóficos” e da relação entre produção conceitual e o filosofar. A partir do presente estudo e diálogos entre pares, observou-se que os problemas filosóficos não são de ordem técnica ou mesmo esotéricos, os quais, supostamente, pertenceriam apenas a especialistas. Ao ser pensante é possibilitado, por suas condições cognitivas, o defrontar-se com os problemas filosóficos (conceituais), mesmo que, em alguns momentos, recorra-se a exemplos empíricos, dados empíricos, os quais são apresentados por outros campos do saber como, por exemplo, pela biologia, pela sociologia, pela física, pela psicologia. É nesse sentido que para autores como Deleuze e Guatarri compete exclusivamente a filosofia criar conceitos no sentido estrito. Conceitos devem ser criados e não contemplados. Filosofia, assim, não é contemplação, não é reflexão e nem comunicação. Metodologicamente o presente estudo define-se como bibliográfico e qualitativo, considerando o estudo exegético dos textos “O que é filosofia”, de Deleuze e Guatarri e “A filosofia a partir de seus problemas”, de Porta. Como resultados alcançados, percebeu-se a importância da compreensão sobre a especificidade dos problemas filosóficos e como eles devem fazer parte no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica e nos mais diversos processos educativos.
Palavras-chave: Filosofia. Problemas filosóficos. Conceito. Ensino.
Abstract: The text presents the specificity of “philosophical problems” and the relationship between conceptual production and philosophizing. With the present study and dialogues between peers, it was observed that philosophical problems are not of a technical or even esoteric nature, which, supposedly, belong only to specialists. It makes it possible for human beings to think through philosophical (conceptual) problems, even if, at times, they resort to empirical examples, empirical data, which are presented by other fields of knowledge such as, for example, biology, by sociology, physics, psychology. It is in this sense that for authors like Deleuze and Guatarri it is exclusively up to philosophy to create concepts in the strict sense. Concepts must be created and not contemplated. Philosophy, therefore, is not contemplation, reflection or communication. Methodologically, the present study is defined as bibliographic and qualitative, considering the exegetical study of the texts “What is philosophy”, by Deleuze and Guatarri and “Philosophy from its problems”, by Porta. As results achieved, the importance of understanding the specificity of philosophical problems and how they should be part of the teaching and learning process in Basic Education and in the most diverse educational processes was perceived.
Keywords: Philosophy. Philosophical problems. Concept. Teaching.