ISSN:2238-6408 (online)
Regina Teixeira - UFSC / Lúcia Schneider Hardt - UFSC

Resumo: A leitura da obra A Genealogia da Moral de Nietzsche permite que nos posicionemos sobre o tema da moral e no texto aqui apresentado, utilizamos a escrita como possibilidade de ação política. De cunho bibliográfico, o texto tem como objetivo responder: Como a moralidade dos costumes pode afetar a prática dos educadores a considerar o cenário da justiça, da razão e da dimensão ética? O texto problematiza, sem desqualificar, as possibilidades de formação em espaços institucionais para destacar a necessidade de pensar deoutras formas.  Concluímos que para contribuirmos com ações educativas que buscam valorizar os espíritos livres é preciso reconhecer que afirmar a vida implica ser corajoso,autodisciplinado, sabedor dos deveres e possuidor de probidade intelectual.Destacamos que os educadores estão inseridos no mundo e podem afirmar a vida mesmo em condições adversas ativando procedimentos de resistência à sedução ao rebanho fazendo experimentos pedagógicos para um pensar e agir mais livres.

Palavras chave: Moralidade dos costumes, Educação, Afirmação da vida.

 

Abstract: Reading Nietzsche’s The Genealogy of Morals allows us to position ourselves on the subject of morality, and in the text presented here, we use writing as a possibility for political action. Bibliographic in nature, the text aims to answer: How can the morality of customs affect the practice of educators considering the scenario of justice, reason and the ethical dimension? The text problematizes, without disqualifying, the possibilities of training in institutional spaces to highlight the need to think in other ways. We conclude that in order to contribute to educational actions that seek to value free spirits, it is necessary to recognize that affirming life implies being courageous, self-disciplined, aware of duties and possessing intellectual probity. We emphasize that educators are inserted in the world and can affirm life even in adverse conditions by activating procedures to resist the seduction of the herd, carrying out pedagogical experiments for freer thinking and acting.

 

Key words: Morality of customs, Education, Affirmation of life.