Resumo: Entre os ensaios humeanos sobre a economia, publicados em 1752 como parte dos discursos políticos e conhecidos também como ensaios morais políticos e literários, a teoria da sociedade refinada se destaca pelo fato da concepção da sociedade luxuosa permitir uma observação acurada do dinamismo próprio da economia. O ensaio sobre o refinamento satisfaria também duas exigências centrais da filosofia humeana: o projeto de edificação de uma ciência elaborada no intuito de compreender, através da observação “do curso habitual do mundo” (HUME, 2000, p. 24), os fenômenos específicos do campo econômico, e a necessidade de inclusão da economia na denominada “ciência geral do homem” (HUME, 2000, p. 23), preenchendo assim a necessidade esboçada no prefácio do tratado da elaboração de uma ciência geral da natureza humana2, considerada capital e ponto de convergência obrigatório das demais.
Palavras-chave: Filosofia, refinamento, paixões, ciência da natureza humana.
Abstract: Among the humean essays on the economy, published in 1752 as part of political speeches and also known as essays moral political and literary, the theory of the refined society stands out, because the design of luxury society allow an accurate observation of the dynamism of the economy. The essay on the refinement would satisfy two central requirements of humean philosophy: the project of building an elaborate science in order to understand, via “the usual course in the world” (HUME, 2000, p. 24), field-specific economic phenomena, and the need for inclusion of the economy in the so-called “General Science of man” (HUME, 2000, p. 23), filling the need outlined in the preface of the Treaty to draw up a general science of human nature considered capital and mandatory point of convergence from the other.
Keywords: Philosophy, refinement, passions, science of human nature.