RESUMO: O propósito fundamental deste trabalho é investigar que tipo de saber deve possuir o político e como tornar as políticas públicas adequadas para a formação emancipatória. Para tanto, são analisadas obras de Platão e de Freire. Por um lado, se apresenta o programa sofístico que é solidário à democracia e assume o modelo das tékhnai para compreender o conteúdo e a transmissão do saber político. Por outro, Platão estabelece o saber epistêmico como padrão cognitivo para a elaboração de sua própria concepção. Assim, enquanto o programa sofístico admite a capacidade política como algo que depende da retórica que não necessariamente leva à verdade, o ideal platônico e freireanopressupõe a busca da conscientização política para garantir a emancipação do cidadão.
PALAVRAS-CHAVE: Educação; Emancipação; Políticas Públicas; Conscientização.
ABSTRACT: The fundamental purpose of this work is to investigate what kind of knowledge should have the political and how to make the appropriate public policies for emancipatory education. Therefore , analyzes works of Plato and Freire . On the one hand , presents the sophistical program that is supportive of democracy and takes the model of tékhnai to understand the content and the transmission of political knowledge . On the other , Plato establishes knowledge as epistemic cognitive pattern for the development of their own design . So while the sophistical program admits the political capacity as something that depends on the rhetoric that does not necessarily lead to the truth , the Platonic ideal and Freire assumes the search of political awareness to ensure the empowerment of citizens.
KEYWORDS: Education; Emancipation; Public Policy; Awareness.