RESUMO: Searle considera a consciência como o mais importante fenômeno mental, e isso gera uma dificuldade para a explicação de como podem haver fenômenos mentais inconscientes. Para compatibilizar a existência do inconsciente com a sua teoria da consciência, ele propõe uma visão disposicional dos fenômenos mentais inconscientes: durante o tempo em que permanecem inconscientes, tais fenômenos não tem existência efetiva, eles existem como simples disposições para a causação de fenômenos mentais conscientes. Essa perspectiva padece de alguns problemas, mas o presente trabalho irá se concentrar sobre um deles: a alegação de que (1) a forma aspectual de um estado intencional não é constituída por fatos neurofisiológicos; é incompatível com a tese de que (2) estados inconscientes são disposições para a causação de estados conscientes. Se um processo cerebral é a causa de um estado intencional consciente, então a forma aspectual desse estado tem que estar prefigurada no processo cerebral.
PALAVRAS-CHAVE:inconsciente, disposições, forma aspectual, causação.
ABSTRACT: Searle see consciousness as the central mental phenomenon, and this creates a difficulty to the explanation of how can there be unconscious mental phenomena. To make the existence of the unconscious compatible with his theory of consciousness, he proposes a dispositional view of unconscious mental phenomena: during the time they are unconscious such phenomena do not have effective existence, they exists as mere dispositions to the causation of conscious mental phenomena. Such view has some problems, but the present paper will focus on one of them: the claim that (1) the aspectual shape of a intentional state is not constituted by neurophysiological facts; is incompatible with the claim that (2)unconscious states are dispositions to the causation of conscious states. If a brain process is the cause of a conscious intentional state, the aspectual shape of such state must be prefigured in the brain process.
KEY-WORDS: unconscious, dispositions, aspectual shape, causation.