Thiago Dias - NEV/USP
Resumo: Apresento aqui o quadro geral de uma resposta, ainda em construção, para uma das questões mais importantes de nosso tempo: de que maneira as novas tecnologias de comunicação e suas respectivas políticas (politics) afetam o político (the political)? O uso do Whatsapp feito pela equipe de Jair Bolsonaro ao longo da exitosa campanha eleitoral de 2018 e dos dois primeiros anos de governo serve aqui de exemplo e fonte de reflexão. Na abordagem aqui proposta, a noção arendtiana de alienação do mundo ganha relevo porque ela torna possível apontar para uma diferença entre a aparência pública e as imagens que compõem nossa vida digital cotidiana. Para Arendt, como se sabe, o mundo é dotado de aparência e do caráter de coisa (thing-character) que lhe conferem uma objetividade. Se comparados aos objetos e à aparência do mundo, a fluidez das imagens se mostra de maneira particularmente evidente, o que torna mais fácil compreender o porquê de as mais absurdas mentiras (fake news) e desinformação sempre encontrarem pessoas inclinadas a lhe conceder algum crédito. As redes sociais não inventaram as imagens, mas levaram-nas a um grau maior de controle e conduziram as pessoas a um grau maior de alienação. A equipe de Bolsonaro soube usar esta alienação ao trazer para o público toda a fluidez das imagens, do que resultou uma enorme força eleitoral e uma maior capacidade de destruir instituições.
Palavras-chave: Arendt. fake news. desinformação. Bolsonaro. alienação.
Abstract: I outline here a still tentative approach to a central question of our time: how do new communication technologies and their politics affect the political? Jair Bolsonaro’s use of WhatsApp in his winning electoral campaign and in his first 18 months of government serve her as example and source of reflection. In this approach I have been working upon, Arendt’s notion of world alienation is highlighted because it makes possible to point at a difference between public appearance and the images that form our digital life. For Arendt, as one knows, the world has appearance and a thing-character, which bestows it with an objectivity; compared to the objects and appearance of the world, the fluid character of the images becomes particularly prominent, and that makes it easier to show why even the most absurd fake news can easily find people prone to believe them. Social media did not invent images but took them to a greater degree of control and took people to a greater degree of alienation, and Bolsonaro’s team knew how to use them by bringing to the public all the fluidity of the images, which resulted in an enormous electoral force and in a great capacity to destroy institutions.
Keywords: Arendt. fake news. disinformation. Bolsonaro. alienation