Resumo: Trata-se da discussão acerca da influência das ideologias religiosas cristãs, em especial a católica, no processo de letramento dos indivíduos pertencentes às camadas mais populares da sociedade. O foco será os aspectos positivos e negativos do processo de letramento das camadas populares a partir das ideologias religiosas cristãs. Nesse sentido, o fato de as camadas mais pobres da população terem sido tomadas como objeto de estudo deve-se ao intrincado caráter de dominação religiosa delineado através de aparatos ideológicos opressores. A Igreja, por muitos anos, influenciou através de sua ideologia povos de diversos países e diferentes continentes, seja no comportamento social ou na educação como um todo. A influência das religiões atinge de maneiras diferentes as pessoas, variando de acordo com cada classe social. Por isso, realizar uma análise histórica da influência religiosa no processo educativo permitirá determinar criticamente os aspectos positivos do letramento de cunho religioso e o problema de utilizar esse letramento como forma de dominação. Em suma, espera-se poder determinar em que medida o letramento pode ocorrer via esfera religiosa possibilitando uma aproximação do individuo com as práticas de leitura e escrita e, ao mesmo tempo, relega-o à condição de ideologicamente dominado.
Palavras-chaves: Letramento. Igreja. Educação. Camadas sociais.
Abstract: This paper discusses thein fluence of Christian religious ideologies, especially the Catholic, in the process ofliteracy of individuals belonging to the most popular layers of society. However, this part of trainingis vast, being necessary to determine the questioning only topositive and negative aspect sof the literacy processof the lower classes from Christian religious ideologies. In this sense, the fact that the poorestof the population have been takenas an object of studyis due to thein tricate character of religious domination out lined by ideological apparatuses oppressors.The Church, for many years influenced by their ideology people from different countries and different continents whet her in social behavior or education as a whole. The influence of religion affects peoplein different ways, varying according to each social class. Therefore, performing ahistorical analysis of religious influencein the educational process will critically determine the positive aspectsof literacy of a religious nature and the problem of using literacy as this form of domination. In short, it is expected to determine the extent to which literacy canoccur via the religious sphere providing an approach to thei ndividual withthe practices of reading and writing and at the sametime,it rel egatesto the status of ideologically dominated.
Key-words: Literacy.Church.Education.Social Layers