ISSN:2238-6408 (online)
 Pablo Severiano Benevides - UFC / Paula Gadelha Ferreira Costa-UFC

Resumo: Através de uma nova ótica acerca da noção de inteligência emocional, o presente texto se dedica a investigar a relação entre o pensamento e o afeto no campo da educação e no campo da filosofia, tomando por hipótese a existência, ao mesmo tempo, de uma fragmentação fundante entre ambos e uma perpétua tentativa de suturar tal ruptura. Assumindo a referida segmentação enquanto problemática a ser resolvida pela instituição escolar para conceber uma educação de qualidade, é prudente questionar a própria compreensão de educação de qualidade, pois, ao passo em que a escola assume a diferenciação do caráter pragmático e calculista do pensamento, e do estado inofensivo do afeto, distende ainda mais a cisão entre os dois. Cabe, portanto, voltar o olhar para as vias de resolução do conflito entre pensamento e afeto apresentadas no campo da educação, ganhando destaque, aqui, a noção de inteligência emocional como sendo, talvez, uma das tentativas mais visíveis – e, a nosso juízo, mais problemáticas – de compreender, ao mesmo tempo, a cisão e a tentativa de contorno da cisão.

 

Palavras-chave: Pensamento; Afeto; Inteligência Emocional; Poder Disciplinar.

 

Abstract: Through a new perspective on the notion of emotional intelligence, this text is dedicated toinvestigating the relationship between thought and affect in the field of education, taking as a hypothesis the existence, at the same time, of a fundamental fragmentation between both and a perpetual attempt to suture such rupture. Assuming the mention ed segmentation as a problematic is sue to bead dressed by the educational institution in order to conceive quality education,it is prudente to question the very understanding of quality education, as the school, while assuming the differentiation of the pragmaticand calculative nature of thought, andthe harmless  state of affection, further stretches the division between the two. The refore, it is pertinent to turn our attention to the path ways for resolving the conflict between thought and affect presented in the field ofeducation, with a particular emphasis here on the notion of emotional intelligenceas being, perhaps, one of the most visible attempts – and, in our opinion , more problematic – of understanding, at the same time, the split and the attempt to overcome the split.

 

Keywords: Thought; Affect ; Emotional Intelligence ; Disciplinary Power.