Resumo: Através de uma nova ótica acerca da noção de inteligência emocional, o presente texto se dedica a investigar a relação entre o pensamento e o afeto no campo da educação e no campo da filosofia, tomando por hipótese a existência, ao mesmo tempo, de uma fragmentação fundante entre ambos e uma perpétua tentativa de suturar tal ruptura. Assumindo a referida segmentação enquanto problemática a ser resolvida pela instituição escolar para conceber uma educação de qualidade, é prudente questionar a própria compreensão de educação de qualidade, pois, ao passo em que a escola assume a diferenciação do caráter pragmático e calculista do pensamento, e do estado inofensivo do afeto, distende ainda mais a cisão entre os dois. Cabe, portanto, voltar o olhar para as vias de resolução do conflito entre pensamento e afeto apresentadas no campo da educação, ganhando destaque, aqui, a noção de inteligência emocional como sendo, talvez, uma das tentativas mais visíveis – e, a nosso juízo, mais problemáticas – de compreender, ao mesmo tempo, a cisão e a tentativa de contorno da cisão.
Palavras-chave: Pensamento; Afeto; Inteligência Emocional; Poder Disciplinar.
Keywords: Thought; Affect ; Emotional Intelligence ; Disciplinary Power.