Resumo:O objetivo principal é explorar a ideia de um “currículo constelacional” que pode ser pensado a partir da obra de Walter Benjamin como uma abordagem crítica da educação enquanto educação antifascista. Traz ainda alguns resultados de atividades de pesquisa e de extensão realizadas na UFRJ em parceria com o NESEF/UFPR. Nessas atividades, ao avaliarmos aspeculiares visões benjaminianas sobre a educação e sobre a infância, chegamos àcompreensãode como a filosofiade Benjamin pode ser mobilizada na construção de práticas pedagógicas mais críticas e socialmente engajadas no combate às novas formas de fascismo. A escolha de Walter Benjamin como principal referencial teórico se justifica pela sua maneira única de enfoque sobre a cultura, a história, a técnica e a política, que oferece um ponto de vista mais sensível sobre os processos formativos atuais diante das constantes ameaçasautoritárias.
Palavras-chave: Educação antifascista; Currículo;Walter Benjamin.
Abstract: The main objective is to explore the idea of a “constellational curriculum” that can be thought of from the work of Walter Benjamin as a critical approach to education as anti-fascist education. It also brings some results from research and extension activities carried out at UFRJ in partnership with NESEF/UFPR. In these activities, by evaluating Benjamin’s peculiar views on education and childhood, we came to understand how Benjamin’s philosophy can be mobilized in the construction of more critical and socially engaged pedagogical practices in the fight against new forms of fascism. The choice of Walter Benjamin as the main theoretical reference is justified by his unique approach to culture, history, technology and politics, which offers a more sensitive point of view on current educational processes in the face of constant authoritarian threats.
Keywords: Anti-fascist education; Curriculum;Walter Benjamin.