ISSN:2238-6408 (online)
Jacir Silvio Sanson Junior - PUC - Campinas / Samuel Mendonça - PUC - CAMP

 

Jacir Silvio Sanson Junior

 

Samuel Mendonça

https://orcid.org/0000-0002-2918-0952

Resumo: Neste trabalho, apresentamos uma reflexão teórica que propõe observar a relevância pedagógica do projeto científico-metodológico cartesiano em um contexto cultural e midiático que possibilita a propagação acelerada de informações inverídicas e discursos de ódio. De modo específico, analisamos como o conceito de “verificação”, definido por René Descartes (1596-1650) em “Discurso do Método” e em “Regras para a Direção do Espírito”, poderia se mostrar pertinente em um processo formativo que proporcione um entendimento crítico em face de conteúdos discriminatórios, tipificados como fakenews ou codificados como “pós-verdade”. Argumentamos que essa noção comporta um sentido cautelar ético e político que antecede sua função epistêmico-comprobatória e lhe resguarda a tarefa formativa de preparar a inteligência contra toda variedade de embustes espalhadas nos ecossistemas midiáticos vigentes. Concluímos que a etapa da verificação não apenas coroa a realização do método científico implementado por Descartes, como possui prioritariamente a função pedagógica de formar intelectos para a atividade científica, intelectos com sagacidade para realizar o ato de verificar e, assim, praticar ciência.

 

Palavras-chave: Desinformação. Educação midiática. Mídia digital. René Descartes. Verificação.

 

Abstract: In this paper, we present a theoretical reflection that proposes observing the pedagogical relevance of the Cartesian scientific-methodological project in a cultural and media context that enables the accelerated propagation of untrue information and hate speech. Specifically, we analyze how the concept of “verification”, defined by René Descartes (1596-1650) in “Discourse on the Method” and in “Rules for the Direction of the Mind”, could be relevant in a training process that provides a critical understanding in the face of discriminatory content, typified as fake news or coded as “post-truth”. We argue that this notion carries an ethical and political precautionary meaning that precedes its epistemic-evidence function and protects it from the formative task of preparing intelligence against all variety of hoaxes spread in current media ecosystems.We conclude that the verification stage not only crowns the implementation of the scientific method implemented by Descartes, but also has the primary pedagogical function of forming intellects for scientific activity, intellects with the sagacity to carry out the act of verification and, thus, practice science.

 

Keywords:Fake news (disinformation). Media education. Digital media. René Descartes. Verification.

 

[1] Mestre em Filosofia, Doutorando em Educação na Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP, Campinas-SP, Brasil. jssjunior@gmx.com / http://lattes.cnpq.br/6682391852990091

[2] Doutor em Filosofia, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP, Campinas-SP, Brasil. samuelms@gmail.com / http://lattes.cnpq.br/6369572439782922

 

Resumo: Neste trabalho, apresentamos uma reflexão teórica que propõe observar a relevância pedagógica do projeto científico-metodológico cartesiano em um contexto cultural e midiático que possibilita a propagação acelerada de informações inverídicas e discursos de ódio. De modo específico, analisamos como o conceito de “verificação”, definido por René Descartes (1596-1650) em “Discurso do Método” e em “Regras para a Direção do Espírito”, poderia se mostrar pertinente em um processo formativo que proporcione um entendimento crítico em face de conteúdos discriminatórios, tipificados como fakenews ou codificados como “pós-verdade”. Argumentamos que essa noção comporta um sentido cautelar ético e político que antecede sua função epistêmico-comprobatória e lhe resguarda a tarefa formativa de preparar a inteligência contra toda variedade de embustes espalhadas nos ecossistemas midiáticos vigentes. Concluímos que a etapa da verificação não apenas coroa a realização do método científico implementado por Descartes, como possui prioritariamente a função pedagógica de formar intelectos para a atividade científica, intelectos com sagacidade para realizar o ato de verificar e, assim, praticar ciência.

 

Palavras-chave: Desinformação. Educação midiática. Mídia digital. René Descartes. Verificação.

 

Abstract: In this paper, we present a theoretical reflection that proposes observing the pedagogical relevance of the Cartesian scientific-methodological project in a cultural and media context that enables the accelerated propagation of untrue information and hate speech. Specifically, we analyze how the concept of “verification”, defined by René Descartes (1596-1650) in “Discourse on the Method” and in “Rules for the Direction of the Mind”, could be relevant in a training process that provides a critical understanding in the face of discriminatory content, typified as fake news or coded as “post-truth”. We argue that this notion carries an ethical and political precautionary meaning that precedes its epistemic-evidence function and protects it from the formative task of preparing intelligence against all variety of hoaxes spread in current media ecosystems.We conclude that the verification stage not only crowns the implementation of the scientific method implemented by Descartes, but also has the primary pedagogical function of forming intellects for scientific activity, intellects with the sagacity to carry out the act of verification and, thus, practice science.

 

Keywords:Fake news (disinformation). Media education. Digital media. René Descartes. Verification.