Resumo: O artigo procura articular as bases filosófico-políticas presentes no trabalho da filósofa estadunidense Martha Nussbaum, notadamente a abordagem das capabilidades, com sua proposta de uma formação democrática cosmopolita. Com efeito, tal formação passa pela valorização das artes e humanidades (dentre as quais a filosofia), cada vez mais à margem nos currículos escolares, mas fundamentais para o que ela denomina de um cultivo da humanidade. Ao considerar o recorte deste trabalho, as capabilidades são tomadas como um eixo conceitual na articulação entre uma teoria da justiça e a educação cidadã que se contrapõe ao arcabouço neoliberal. Este é um estudo bibliográfico, qualitativo, de caráter analítico-hermenêutico que se organiza em dois momentos. São eles: 1. Análise da abordagem das capabilidades e seus desdobramentos políticos e formativos quanto ao conceito de cidadania e democracia e 2. Articulação entre bases político-filosóficas de Nussbaum e a defesa da formação humana não submetida ao lucro por meio de três capacidades centrais. Em seguida, a conclusão se orientará por apresentar breves considerações aos desafios desta articulação para o contexto político-educacional brasileiro.
Palavras-chave: Martha Nussbaum; educação; democracia
Abstract:The article articulates the philosophical-political bases present in theworkofthe American philosopher Martha Nussbaum, notably the capabilities approach for a cosmopolitan democratic education proposal. In effect, it involves valuing the arts and humanities (includingphilosophy), wich are increasingly marginalized in school curricula but fundamental to a defense of cultivating humanity. Giventhescopeofthiswork, the capabilities framework istreated as a conceptual axis in the connection between a theoryofjustice andciviceducation, which stands in oppositiontothe neoliberal framework.This is a bibliographical, qualitative study, of an analytical-hermeneutic nature, and is organized in two moments: 1. Analysis of the capabilities approach and its political developments regarding the concept of citizenship and democracy, and 2. Articulation between Nussbaum’s political-philosophical bases and the defense of human education development not submitted to profit through three central capacities. Then, the conclusion will be guided by presenting brief considerations to the challenges of this articulation for the political-educational context in Brazil.
Keywords: Martha Nussbaum; education; democracy