ISSN:2238-6408 (online)
Claudio Roberto Cogo Leivas - UFPel - RS / Luana Broni de Araújo - UFPel - RS

Resumo: O presente artigo faz uma análise dos conceitos de corpo e movimento que dão forma a teoria mecanicista e materialista do filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679) e explicam o surgimento e o funcionamento das paixões humanas. O filósofo define movimento como a privação de lugar e aquisição de outro. Todos os corpos são passíveis de movimento. Diante desse cenário, os objetos, ao se movimentarem, pressionam os órgãos dos sentidos humanos, através da sensação e da imaginação, se propagando por todo o corpo até chegar ao coração. Este apresenta um movimento que é vital e ao se chocar com um outro movimento que lhe é estranho, produz uma reação que pode ocasionar em um desejo – aproximação do objeto em questão – ou em uma aversão – afastamento do objeto. Assim, surgem as paixões humanas que se configuram como movimentos internos ocasionadas por movimentos externos aos homens e através delas, é possível a consolidação da maior engenhosidade humana: o Estado Civil. Dessa forma, pretende-se discorrer sobre a importância da filosofia natural hobbesiana na atuação da compreensão da filosofia política, partindo de uma logicidade que é própria do autor.

 

Palavras Chaves: Thomas Hobbes, Filosofia Natural, Mecanicismo, Materialismo, Filosofia Política.

 

Abstract: The present article does an analysis of body and movement concept that gives shape to the mechanistic and materialist theory of the English philosopher Thomas Hobbes (1588-1679) and explains the appearance and the functioning of the human passions. The philosopher defines movement as the privation of place and the acquisition of another. All bodies are liable of movement. In this scenario, the objects, when moving, put pressure on the organs of the human senses, through the sensations and the imagination, spreading itself all over the body until it reaches the heart. This last one presents a vital movement and when it collides with another movement that seems unknown, produces a reaction that can result in one desire – approaching the object in question – or in an aversion – moving away from the object. Therefore, it occurs that human passions arise that configurate themselves as internal movements made by external movement of the man and through those, the consolidation of the biggest human ingenuity is possible: the Civil State. As such, it is intended to discuss the importance of the natural Hobbesian philosophy in order to understand the political philosophy, starting from a logicality that is inherent to the author.

 

Key words: Thomas Hobbes, Natural Philosophy, Mechanism, Materialism, Political Philosophy