ISSN:2238-6408 (online)
Mateus Vinícius Barros Uchôa - UFMG

Resumo: O artigo procura estabelecer um diálogo entre Hannah Arendt e Walter Benjamin. A partir do conceito arendtiano de força diagonal é estabelecida uma interpretação da noção benjaminiana de imagem. O conceito de expressão surge, então, como uma faculdade que possibilita o acontecimento disruptivo da história. Em parte, são com estes conceitos que os pensadores em questão constroem sua crítica à modernidade. Soma-se à discussão a noção estética de alegoria, entendida como método disruptivo de reordenamento da imagem em uma nova perspectiva materialista. Deste modo, as categorias estético-políticas, e a experiência sensível que delas se origina, às quais a determinação da consciência temporal e histórica se alicerça, se configura como o centro do pensamento crítico-historiográfico de Walter Benjamin. O texto também tem o objetivo de apresentar a dimensão sensível do conceito de contemporâneo.

Palavras-chave: Imagem; Expressão; História.

Abstract: The paper intends to establish a dialogue between Hannah Arendt and Walter Benjamin. From the concept of diagonal force an approach is made with the image concept. The concept of expression is an important aspect because it allows the happening of piecemeal history. The authors build their critiques of modernity based on these concepts. The notion of allegory is used as a feature for thought in a materialistc perspective. The aesthetic and political dimensions of historical consciousness are the core of critical thinking from Walter Benjamin. The text aims to show the sensible dimension of the concept of contemporaneous.

Key-words: Imagem; Expression; History.