ISSN:2238-6408 (online)
Ideusa Celestino Lopes - UVA

Resumo: Neste artigo abordamos a trajetória de vida de Giordano Bruno. Segundo
CILIBERTO (1994), os textos brunianos têm uma forte conotação autobiográfica. O objetivo
desse trabalho é apresentar essa relação entre os fatos ocorridos na sua vida pessoal e a sua
produção literária. Bruno nasce em Nola, em 1548. Em Nápoles, na Ordem dos
Dominicanos, se ordenou padre. Abandonou o hábito por volta de 1576, iniciando uma longa
e frutífera peregrinação. Em 1579 deixou o território italiano para somente retornar em 1591.
Nesse ínterim, frequentou cidades como Genebra, Paris, Londres e Frankfurt. Publicou as
suas obras entre os anos de 1581 e 1591. O processo por heresia que se inicia em Veneza em
1592 e se arrastou por oito anos, interrompeu o frenesi de publicações. A execução da pena de
morte em 17 de fevereiro de 1600 silenciou mais um filósofo desse período, que teve entre as
suas motivações a luta pela liberdade de expressão, ao desenvolver temas que caminhavam na
contramão do status quo estabelecido pelo sistema religioso cristão, católico ou reformado,
que dominava o ambiente intelectual da época.
Palavras-chave: trajetória; obras; condenação.
Abstract: In this article we address Giordano Bruno’s life journey. According to
CILIBERTO (1994) Bruno’s texts had a heavily autobiographical connotation. The objective
of this text is to present the correlation of facts from his personal life and his literary works.
Bruno was born in Nola, in 1548. In Naples, on the Dominican Order, he became a priest.
Around 1576 he shed the religious habit and initiated a long and fruitful pilgrimage. In 1579
he left the Italian territory only to return in 1591. Meantime he visited cities like Geneva,
London and Frankfurt. His works were published between 1581 and 1591. His persecution for
heresy began in Venice in 1592 and was dragged on for eight years, which stopped his
publication frenzy. The death penalty execution in 17th February 1600 silenced one more
philosopher of that period, whose motivations included the fight for freedom of speech,
contributing to develop themes that contradict the status quo established by the Christian
system, catholic or reformed, that dominated the intellectual environment of the time.
Keywords: formation; trajectory; works; condemnation.