ISSN:2238-6408 (online)
António Martins da Costa - Universidade Católica Portuguesa - UCP

 Resumo: Este artigo tem como objetivo fundamental refletir de que modo a filosofia, a ciência e a educação se podem e devem relacionar. Por outro lado, levantar questões epistemológicas e éticas é outro grande objetivo nosso. Embora Leonardo Coimbra e Newton de Macedo tenham perspetivas filosóficas diferentes, o certo é que ambos defendem uma aproximação e um diálogo sistemáticos naquelas áreas do saber. Ou seja, a filosofia, a educação e a ciência devem contribuir para a formação integral do homem, tendo em vista a formação do carácter, o livre pensamento e a criatividade.

Palavras-chave: Filosofia, Ciência, Educação, Crítica, Liberdade.

Abstract: The fundamental goal of this paper is to reflect how the philosophy, science and education can and must be related. On the other hand, raise epistemological and ethical questions, is another major goal. Although Leonardo Coimbra and Newton de Macedo have different philosophical perspectives, the fact is that both argue an approach and a systematic dialogue in those areas of knowledge. In other words, philosophy, education and science should contribute to the integral development of man, in order a development of character, free thinking and creativity.

Keywords: Philosophy, Science, Education, Critical, Freedom.