ISSN:2238-6408 (online)
Ernesto Castro Leal - Universidade de Lisboa - Portugal

Resumo:Este artigo pretende analisar o pensamento educativo de Fidelino de Figueiredodurante a primeira fase do seu trabalho intelectual (1908-1928). Ele propôsa educação integral earticulou as suas reflexões com base nas ideias de “ensino educativo” e de “espírito histórico”, e foi influenciado porideias filosóficas, psicológicas ehistóricasde Herbert Spencer (evolução), Frédéric Queyrat (abstracção), Alfred Fouillée (ideia-força), Émile Boutroux (contingencialismo cultural), Henri Berr(síntese histórica), e Benedetto Croce (espiritualismo, historicismo). Valoriza-se neste artigo a análise da relação entre educação, política e históriadentro do seu pensamento.

Palavras-chave:Fidelino de Figueiredo, Educação,Política, História, Memória.

Abstract:This article aims to analyse Fidelino de Figueiredo‟s thought on education during the first phase of his intellectual work (1908-1928). He propounded integral education and articulated his reflections based on the concepts of “educational teaching” and “historical spirit”, having been influenced by the philosophical, psychological and historical ideas of Herbert Spencer (evolution), Frédéric Queyrat (abstraction), Alfred Fouillée (“idée force”/power idea), Émile Boutroux (cultural contingentialism),Henri Berr (historical synthesis), and Benedetto Croce (spiritualism, historicism). The analysis of the relationship between education, politics and history within his thinking is valued in this paper.

Keywords: Fidelino de Figueiredo, Education, Politics, History, Memory.