ISSN:2238-6408 (online)
Pedro Lucas Dulci - UFG

Resumo: O artigo visa apresentar uma exposição sobre os aspectos fundamentais da prática docente do filósofo alemão Martin Heidegger e questionar se tais características podem, ainda hoje, mostrarem-se relevantes a todo aquele que exerce o ofício de professore de filosofia. Essa exposição será feita a partir do relato de uma destacada aluna de Heidegger: Hannah Arendt. Relacionando os acontecimentos que testemunhou com os próprios textos de Heidegger, Arendt nos mostra como foi singular o exercício educativo heideggeriano e como ele ainda é uma exemplaridade para todos os que se ocupam com a filosofia, mesmo que muitos dos seus críticos afirmem que o envolvimento de Heidegger com o Terceiro Reich alemão tenha maculado para sempre sua obra.

Palavras-chave: Heidegger, filosofia, ensino, nazismo

Abstract: The article intends to offer a exposition of the fundamental aspects of teaching practice of the German philosopher Martin Heidegger and ask whether these characteristics can, today, seems to be relevant to all those engaged in the craft of philosophy professors. This exposition will be made from the report of a prominent student of Heidegger: Hannah Arendt. Relating the events she witnessed with his own texts by Heidegger, Arendt shows us how was unique the Heideggerian educational exercise and how it still is an exemplary for all those concerned with philosophy, even though many of his critics claim that the involvement of Heidegger with the German Third Reich has forever tainted his work.

Keywords: Heidegger, philosophy, education, Nazism