ISSN:2238-6408 (online)
Sarah Moura - UFRJ

RESUMO: Hans Jonas percebeu a vulnerabilidade da natureza, da vida e das gerações futuras diante do imenso alcance do agir humano decorrente do intenso desenvolvimento tecnológico e científico, e alertou para a necessidade de uma atitude responsável por parte dos seres humanos e das instituições para a preservação da vida. Jonas sustenta e adverte que é preciso que o ser humano perceba-se como parte integrante da natureza para corrigir o terrível equívoco da modernidade de se separar dela e de objetificá-la. A Ética do Futuro que propõe está fundamentada em dois princípios ontológicos – a vida e a responsabilidade -, ultrapassa o antropocentrismo das éticas tradicionais, e acolhe, além das relações entre seres humanos, as relações dos homens com a natureza, e com a tecnologia e seus produtos, que agora fazem parte do mundo, com o anelo de assegurar a preservação da vida no futuro. Se nada fizermos hoje, as mudanças ambientais se tornarão uma difícil herança para nossos filhos e netos que receberão um ambiente modificado pela ação irresponsável e egoísta da sociedade de consumo de hoje. Tal análise pressupõe que se saiba por que devemos respeitar as gerações futuras. O conhecimento dessa razão pode ajudar a escolher o tipo de lei a ser elaborada. Para isso, a reflexão jonasiana pode nos fornecer preciosas contribuições.

PALAVRAS-CHAVE: Vida, Responsabilidade, Hans Jonas, Direito Ambiental.

ABSTRACT: Hans Jonas perceived the vulnerability of nature, life and future generations in front of the immense reach of human action due to the intense technological and scientific development, and warned of the need for a responsible attitude on the part of human beings and institutions for the preservation of life. Jonas sustains and warns that it is necessary for the human being to perceive himself as an integral part of nature in order to correct the terrible misunderstanding of Modernity, wich conceives man separating from nature and treats it as an object. His Ethics of the Future is based on two ontological principles – life and responsibility -, it surpasses the anthropocentrism of traditional ethics, and welcomes, in addition to the relations between human beings, the relations of men with nature, and with technology and Its products, which are now part of the world, with the longing to ensure the preservation of life in the future. If we do nothing today, environmental change will become a difficult inheritance for our children and grandchildren who will receive an environment modified by the irresponsible and selfish action of today’s consumer society. Such an analysis presupposes that we should respect future generations. The knowledge of this can help you choose the type of law to be worked out. For this, the jonasian reflection can provide us with valuable contributions.

KEY WORDS: Life, Responsibility, Hans Jonas, Environmental Law.