ISSN:2238-6408 (online)
Filicio Mulinari - UFES/USP / Rodrigo Louzada - UFES

 Resumo: Em Genealogia da Moral, Nietzsche reflete sobre a irrupção da memória assim como sobre o nascimento da consciência, e consequentemente, os valores morais. Assim, tendo essa obra como referência basilar, o presente artigo visa corroborar a importância dos valores estabelecidos para a sociedade ocidental, pontuar que valores são estes e qual é o papel da escola na transmissão destes valores. Em uma última análise, ainda na via nietzschiana, indicar-se-á como superá-los em busca de uma educação que forme pessoas voltadas para aquilo que o filósofo classificou como “vida autêntica”. Noutros termos, será traçada uma linha pelo pensamento deste autor no que tange o assunto “educação” no decorrer histórico, como uma forma de se tentar entender os problemas que estão presentes na contemporaneidade na visão de Nietzsche, filósofo que entendeu como poucos a época em que estava inserido.

Palavras-chave: Cultura; Arte; Apolíneo; Vontade de Potência.

Abstract:On the Genealogy of Morality, Nietzsche reflects on the occurrence of memory as well as on the origin of consciousness, and consequently moral values. So taking the Genealogy of Morality as a basic reference, this article aims to support the importance of the values established for Western society and shows what the role of schools in transmitting these values is. In a final analysis, will be indicated as overcoming this values in search of an education to form people in an authentic life. In other words, a line by thinking this author regarding the subject “education” in the historic course will be drawn, as a way of trying to understand the problems that are present in contemporary times in Nietzsche’s view.

Keywords: Culture; Art; Apollonian; Will to Power.