ISSN:2238-6408 (online)
José Henrique Sousa Assai - UFMA

Resumo: A filosofia agambeniana tem se revelado, primeiramente, como uma análise crítica
da situcionalidade do sujeito inserido em seu (s) contexto (s) histórico (s) e, em segundo, em
um constante exercício de exegese literária (greco-latina) no intuito de fundamentar os seus
argumentos que visam um telos emancipador. Talvez em A Linguagem e a morte, Agamben
apresente reflexões hermenêuticas mais pertinentes no decurso de sua pesquisa; porém, por
outro lado, o filósofo italiano não esgotou, e nem assim o pretendeu esgotar, seu pensamento
hermenêutico nessa referida obra; ao contrário, Agamben apresenta em suas pesquisas uma
radicalidade compreensiva da e na vida: o ser que se manifesta no hic et nunc é um ser dotado
tanto de linguagem quanto envolto da política. Agamben está convencido de que na vida
cotidiana – Sitz im Leben – a esfera religiosa ocupa um lugar heurístico e fundamental de
compreensão do indivíduo e da coletividade. Assim, a religião, enquanto instituição éticapolítica
e doutrina compreensiva de mundo, mediante uma gramática específica de uma
linguagem que lhe é autorreferenciável, altera o sentido do s político da vida secular
através daquilo que ele chama de biopoder. O ser crente – envolto na metafísica-religiosa –
reincorpora a “ancilla” tensão entre fides et ratio inviabilizando uma práxis social
autêntica. Pretendemos apresentar os argumentos agambenianos no tocante a uma
compreensão de ser humano que é se encontra situado no desde sempre nas esferas da política
e da religião.

Palavras-chave: Religião. Política. Biopoder. Linguagem.

Abstract: The agambenian philosophy has revealed, first, as a critical analysis of the subject
inserted into your (s) context (s) historical (s) and, second, in a constant pursuit of literary
exegesis (Greco-Roman) in order of their arguments aimed at emancipating a telos. Maybe on
The Language and death, Agamben presents more relevant hermeneutical reflections during
your research; but on the other hand, the Italian philosopher not exhausted, nor intended so
exhausted, his hermeneutic thought that such work, but rather presents Agamben radicalism in
their research and understanding of life: being unfold in the hic et nunc is a being with both
language and shrouded policy. Agamben is convinced that in everyday life – Sitz im Leben –
the religious sphere occupies a heuristic and fundamental understanding of the individual and
the collective. Thus religion, as an institution ethical-political doctrine and understanding of
the world through a specific grammar of a language to itself referenciable, change the
meaning of    s political secular life through what he calls biopower. The believer one –
wrapped in metaphysical-religious – reincorporated the ancilla tension between fides et ratio
invalidating social praxis authentic. We intend to present the agambenian’s arguments
regarding an understanding of the human being that is always situated in the spheres of
politics and religion.

Key words: Religion. Politic. Bio Power. Language